RETIFICAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2019 → Quem Tem Direito

Anualmente, todos os contribuintes legíveis devem fazer a declaração do imposto de renda, esse documento deve ser enviado e assim será analisado por funcionários da Receita Federal, os dados informados devem representar a sua realidade econômica, pois caso não seja, a análise pode identificar irregularidades em sua prestação de contas, assim, caindo na malha fina, vamos aqui explicar como fazer a Retificação do Imposto de Renda 2019.

Sendo assim, você deve ficar atento no momento do preenchimento das informações, nada pode ser esquecido ou ocultado para que mais à frente nenhuma surpresa negativa venha a acontecer.

Mas, se por algum motivo, a declaração de imposto de renda for rejeitada por dados incompletos ou esquecidos, a retificação terá que ser feita.

Retificação Imposto de Renda 2019

Como já mencionado, qualquer contribuinte legível que tiver problemas no momento da declaração do imposto de renda, seja por falta de informação ou incompatibilidade de dados, deverá fazer a retificação do imposto de renda, ela pode ser feita quantas vezes você quiser, porém, não é recomendável já que a receita federal nesse caso pode desconfiar de que informações estejam sendo ocultadas no processo.

A função da Receita Federal é de encontrar irregularidades , investigando possíveis fraudes, desvios ou sonegação de imposto, situações criminosas que podem até gerar prisão.

RETIFICAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2019

O prazo final para se fazer alterações na retificação do imposto em 2019 será no dia 30 de abril, por isso, é bom não deixar as coisas para a última hora, deixar tudo pronto, após o dia 30 nada poderá ser alterado e se algo estiver faltando, muita dor de cabeça pode vir pela frente.

Um ponto negativo de ter sua declaração rejeitada, é que, em caso de restituição, a vantagem de fazer a retirada no primeiro lote é perdida.

O documento ganha uma nova posição por conta de da retificação, caso o documento seja retido uma única vez na malha fina, não será possível se adequar, por isso é importante você fazer a retificação dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

Como Fazer a Declaração Retificadora

Antes de maiores explicações, precisamos fazer algumas observações. Como:

A declaração retificadora segue a mesma estrutura da declaração normalmente apresentada, ela na verdade é uma substituição da primeira declaração, logo, todas as informações anteriormente mencionadas com as alterações e remoções necessárias devem ser preenchidas no documento retificador.

Caso você esteja com a declaração retida na malha, e tenha agendado atendimento, não poderá fazer a retificação do exercício após a entrega dos documentos à Receita Federal.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

RETIFICAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2019

Não será possível retificar a declaração do exercício que estiver sob procedimento de fiscalização. A restituição é feita considerando a data que a retificação foi feita.

O contribuinte possui até cinco anos para retificar sua declaração, durante o período normal de entrega, a declaração retificadora pode ser entregue no modelo simplificado ou completo, é permitido pela Receita Federal fazer a mudança de modelo. Caso a entrega seja feita fora do período normal de entrega, o modelo não poderá ser alterado.

A retificação do imposto de renda pode ser feita online, com os passos explicados no site da Receita. Porém, caso você queira seguir a forma tradicional de retificação, os passos abaixo deverão ser seguidos:

  • Baixe o programa do ano correspondente à declaração;
  • Acesse o menu de declaração do programa gerador e abra ela;
  • Responda “sim” à pergunta “Esta declaração é retificadora?”;
  • O programa abrirá um campo para que você informe o número do recibo da declaração imediatamente anterior;
  • Inclua ou corrija as informações desejadas;
  • Grave a declaração e a transmita usando o Receitanet.

Caso você não esteja conseguindo acessar a declaração enviada anteriormente, preencha novamente toda a declaração, a única alteração no passo a passo explicado anteriormente é que, você deverá preencher totalmente a declaração, caso não se lembre do número de recibo da declaração, a mesma pode ser encontrada aqui.

Não de esqueça de compartilhar esse artigo com amigo e familiares de suas redes sociais, para que eles possam saber sobre a retificação do Imposto de Renda 2019.

Caso tenha gluma dúvida a respeito do que foi passado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

RETIFICAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2019 → Quem Tem Direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *